sábado, 18 de setembro de 2010

"Jaraguá das águas" a partir de 21 de setembro de 2010

 Jaraguá das Águas é uma exposição itinerante, confira as datas e locais:

Galeria da AJAP - inauguração, di 21 de setembro de 2010, às 19h30
rua: Antônio Cunha nº 160, Bairro Baependi, junto a Rodoviária

posteriormente:
Museu Emílio da Silva,
Museu do Parque Malwee, 
Museu da Weg,
Biblioteca Municipal 
e 08 Escolas Jaraguaenses.

A artista e sua trajetória:
Valdete Hinnig, nascida em Florianópolis, SC e a partir de 1995 residindo em Jaraguá do Sul, desde 2004 começou a se interessar pela fotografia como forma de materializar pensamentos transformados em ações.
A exposição "Jaraguá das águas", de 2005, homenageando Jaraguá do Sul pelo seu aniversário e congregando os artistas da Associação Jaraguaense de Artes Plásticas – AJAP -, da qual era vice-presidente, foi o divisor lógico das águas na obra de Valdete: “para essa exposição fiz registros de um véu de noiva junto às cascatas e corredeiras da região, demonstrando minha visão com os cuidados necessários à preservação da água, uma vez que os humanos, animais e vegetais não sobrevivem sem esse líquido”, pontifica a artista.
Com a sequência de sua pesquisa artística, em 2008 surgiu o projeto "Alvo Véu", aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, forma emocionada de mostrar que o véu e a água podem ser limpos e puros. Contou, a obra, com a visão crítico-poética de Osmar Pisani (in memoriam).
Assim disse o vate, no poema composto especialmente para o projeto:
“A noiva sente o som da água em sua pele nua,
como a sede que consagra a leveza que flutua
nos braços da corrente em euforia!"
Agora, como fonte inesgotável, a água dos rios reflete, como que em largas pinceladas, de forma impressionista às vezes, expressionista em outros momentos, o progresso da cidade nascida às suas margens.

O projeto Jaraguá das Águas foi aprovado através do Edital 002/2010 do Fundo Municipal de Cultura, também recebendo apoio da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da Associação Jaraguaense de Artistas Plásticos – AJAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário